A equipe de saúde da família do PSF Bandeirantes investe em ações de promoção da recuperação da saúde da população

A equipe de saúde da família do PSF Bandeirantes estabelece vínculo com a população. De acordo com a enfermeira chefe, Mércia Souto, essa prática possibilita o compromisso e a corresponsabilidade dos profissionais com os usuários, “Temos como objetivo desenvolver as atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde das pessoas”, informou.
Os serviços ofertados no PSF incluem: Acolhimento e identificação da necessidade consulta médica; encaminhamento dos usuários para exames e consultas especializadas; consultas individuais feitas por médico, enfermeiro e dentista; visitas e atendimentos domiciliares; cuidados para a saúde bucal; vacinação; pré-natal e puerpério; acolhimento da mãe e do bebê após alta na maternidade; rastreamento de câncer de colo uterino (preventivo) e câncer de mama; curativo, injeções, inalações, teste do pezinho, testagem para doenças sexualmente transmissíveis. Planejamento familiar; prevenção, tratamento e acompanhamento de doenças sexualmente transmissíveis e de doenças infectocontagiosas; acompanhamento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e doenças respiratórias; ações de promoção da saúde e proteção social na comunidade; controle do tabagismo. Atenção em saúde bucal; atividades de saúde nas escolas, associações e comunidades.
“Visamos o fortalecimento das ações de saúde para atender e melhorar a qualidade de vida da população”, completou a enfermeira.
A Secretária Municipal de Saúde, Luana Moreira, ressaltou que a população pode esperar empenho, respeito e dedicação dos profissionais de saúde.
Para o Prefeito Diêgo Antônio Braga Fagundes, esse acolhimento significa garantir a dignidade da população, “A saúde é um direito básico, protegido por lei. Desejamos ser referência nessa área”, disse.