A Prefeitura Municipal de Grão Mogol realizou passeata em celebração ao Dia Nacional de Combate à exploração e Abuso Sexual Infantil

O Prefeito Diêgo Antonio Braga Fagundes, presente na ação, ressaltou que é muito que os professores estejam atentos às crianças, uma vez que nem sempre os filhos tem coragem para relatar situação de abuso aos pais. “A criança que é abusada sexualmente demonstra através de sinais que tem alguma coisa errada. Faço um apelo muito grande, sobretudo, aos nossos professores, que fiquem atentos a esses sinais, nós precisamos cuidar das nossas crianças e cuidar muito bem, pois elas são o futuro do nosso país. Nesse ponto, quero destacar a forma como a sociedade lida com o abuso sexual infantil masculino, impondo que isso é um amadurecimento, não entendendo como abuso e sim como experiência, sendo que a criança ou adolescente ainda não está preparado para isso, nós precisamos estar atentos a esse ato também, e não deixar que a nossa cultura machista tape os nossos olhos para esse problema”, disse.

Diêgo parabenizou as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, envolvidas na ação, enfatizando que eventos como este são de suma importância para o Município.

É importante relembrar que o Abuso Sexual é um ato praticado por uma pessoa independente do sexo, pode ser um homem ou uma mulher, que utiliza a sexualidade de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual.  E a exploração sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca.
Em Grão Mogol, as denúncias anônimas podem feitas através do telefone do Conselho Tutelar: (38) 9 9991-3155, Disque 100 ou 190.

A Secretaria de Assistência Social informou que a ação será realizada também em Vale das Cancelas no dia 22 de maio a partir das 08hs.