Grão Mogol investe meio milhão de Reais para restaurar antiga Prefeitura

O prefeito de Grão Mogol, Diêgo Antônio Braga Fagundes, conseguiu uma verba de R$500.000,00 para restaurar o prédio histórico onde antes funcionava a Prefeitura. Situado na Rua Cristiano Relo (Rua Direita), o imóvel, no século XIX, foi também a residência do Barão de Grão Mogol. Os recursos foram obtidos através de repasse do Ministério Público de Minas Grais, dentro do programa “Minas para Sempre”.
De acordo com o secretário Municipal de Obras, Henrique Santana, vai ser feita a troca do antigo telhado por telhas cerâmicas e será instalada uma manta térmica para evitar infiltrações. Também haverá a troca do forro em madeira, substituição do piso atual por revestimento em granito, além de restauração e pintura das paredes, substituição de janelas e portas e troca dos sistemas hidráulico e elétrico. Além disso, serão instalados aparelhos ar-condicionado nos recintos.
Para o prefeito Diêgo, a restauração da antiga Prefeitura vai ao encontro de uma das prioridades da sua gestão, que é a preservação do patrimônio histórico. “Temos uma imensa riqueza aqui, que precisa ser preservada. Por isso estamos sempre buscando recursos para a restauração, revitalização e conservação deste patrimônio. O prédio estava deteriorado, então essas intervenções serão muito oportunas”, afirma.
O antigo prédio da Prefeitura, assim como todo o Centro Histórico de Grão Mogol foi tombado, em 2016, pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural de Minas Gerais (Conep), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura.

Histórico
Segundo informações do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), o edifício foi construído em meados do século XIX, pelo Barão de Grão Mogol – Gualter Martins Ferreira – servindo primeiramente como moradia. O edifício pertenceu a Francisco Tavares, concunhado do Coronel Janjão. Foi residência de vários juízes de direito. Conta-se que um juiz de direito teria sido ameaçado de ser jogado por uma das janelas do casarão.
Em seguida, a casa foi adquirida pela família Paulino, pertencendo à família e funcionando como Cartório da cidade.
Em vinte e seis de julho de 1960 foi adquirida pela Prefeitura de Grão Mogol, pelo então prefeito Geraldo Mayer Bicalho. O prédio serviu como sede da Prefeitura até o ano de 2004.