Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural do Município de Grão Mogol para o ano de 2021

O Prefeito Diêgo Antonio Braga Fagundes informou que após análise com o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, dois bens estão em processo de Inventário Cultural: O Ribeirão do Inferno, localizado no perímetro urbano do Município, e a tradicional Festa de Santo Antônio, da Paróquia Santo Antônio de Grão Mogol.
Diêgo ressaltou ainda, que nos próximos anos novos bens serão inventariados, registrados e tombados, uma vez que os instrumentos de proteção servem para garantir a preservação da identidade da cultura local.
O Inventário de Patrimônio Cultural é um instrumento de preservação que busca identificar as diversas manifestações culturais e bens de interesse de preservação, de natureza imaterial e material.
Segundo a Arquiteta Maria Caroline Paulino, a escolha dos bens ressalta às inúmeras potencialidades culturais da nossa cidade, o Ribeirão do Inferno, um rio que corre dentro da cidade, no Centro Histórico do município, tem um papel importantíssimo no cartão postal da região. Além de se caracterizar como Conjunto Paisagístico de Grão Mogol, é parte integrante da malha da cidade, o que se destaca de forma peculiar no conjunto urbano local. E a Festa de Santo Antônio é realizada há décadas, deve ser registrada pois apresenta a cultura e a tradição Grãomogolense através da exaltação e gratidão ao padroeiro da cidade.