Prefeitura de Grão Mogol lança projeto que atenderá crianças com autismo

A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a doutora Vanessa Saeger, em ação pioneira, traz para o município de Grão Mogol o projeto  COMVIVER e Grupo de Pesquisa e Extensão SAMTEA – Unimontes , que atenderá crianças diagnosticadas com autismo.

A fonoaudióloga e terapeuta da família disse que o objetivo do projeto é o tratamento precoce, garantindo que a criança supere suas limitações, tendo melhor qualidade de vida e aproveitamento de suas aptidões. “Se a gente cuida no início da história, a gente cuida a história inteira. Se você puder dar informação, conhecimento, segurança e saúde para essa criança, ela consegue se manter mesmo tendo algumas limitações. Temos também que orientar os pais da melhor forma possível”, disse.

O projeto contará com equipe multidisciplinar e com capacitação para os profissionais do município.  Para a Secretária de Saúde, Luana Moreira, esse é um grande avanço, pois, no munícipio nunca houve esse tipo atendimento, “essa parceria fará diferença na vida de muitas famílias que precisam se deslocar até Montes Claros para receber acompanhamento, que em alguns casos são muito caros”, ressaltou.

De acordo com a Dra. Vanessa, o projeto terá apoio fundamental dos enfermeiros da região, que é onde tudo começa, já que auxiliarão no levantamento dos casos. Keila Damasceno, enfermeira do posto da Vila Nova, afirmou que um dos pontos mais importantes dessa iniciativa será o acompanhamento às famílias.  “Essa proposta vai assistir e educar os pais para que possam lidar com essa diferença de forma saudável e feliz,” destacou.

O Prefeito, Diêgo Antônio Braga Fagundes, reforçou que o projeto sempre foi um grande objetivo da sua Administração e que contará com todo possível, reafirmando que a saúde em geral é uma prioridade da sua gestão.