Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
  • Boa noite, Seja Bem Vindo(a)!

Prefeitura Municipal de Grão Mogol adere a campanha Maio Laranja

A Prefeitura Municipal de Grão Mogol por meio da Secretária de Assistência Social , referente ao Dia Nacional do Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A secretária de Assistência Social, Valda Márcia, informou que nos dias 18 e 21 de maio as equipes, CRAS, Creas, Conselho Tutelar e Polícia Militar de Grão Mogol, estarão nas ruas, “trata-se da sensibilização e prevenção de possíveis casos na cidade. A  melhor prevenção é a informação da temática na  sociedade”, disse.

A campanha conta com diversas atividades como: 18/05-blitz Educativa na praça central “Cantinho laranja” e 21/05-Cantinho laranja Rural no rodomercado (informação à comunidade rural).

O prefeito Diêgo Antônio Braga Fagundes ressaltou que essa é uma responsabilidade de todos nós, “temos a obrigação como cidadão de proteger as nossas crianças e adolescentes”, destacou.

A violência sexual pode ocorrer de duas formas: Pelo abuso ou exploração sexual.

Abuso sexual é qualquer relação libidinosa ou sexual de um adulto ou adolescente mais velho com uma criança ou adolescente. Quando a vítima é menor de 14 anos, considera-se violência sexual presumida, já que abaixo dessa idade a lei entende que ela ainda não pode consentir com a relação.

O abuso sexual é geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou o adolescente possui uma relação

de confiança, e que participa de seu convívio. Essa violência pode se manifestar dentro do ambiente doméstico ou fora dele.

exploração sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca. A exploração sexual ocorre de quatro formas:
– em contexto de prostituição,
– na pornografia,
– nas redes de tráfico e
– no turismo com motivação sexual.

Nesses casos estão cometendo o crime tanto o cliente, que paga pelos serviços ou materiais, quanto o interm

 

ediador, que liga a criança ou o adolescente explorado a seu explorador.

O Conselho Tutelar deve ser acionado em caso de violação dos direitos da criança e do ado

lescente, as denúncias anônimas podem ser feitas pelo DISQUE 100.  O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana.